Expectativa de Inflação do Mercado (09/2023)

Discussão set 6, 2023

No post anterior, discutimos a expectativa de inflação do mercado, confrontando tais resultados com a última divulgação do relatório FOCUS.

O relatório FOCUS traz as expectativas do mercado, porém, seus resultados podem divergir dos preços apontados no mercado. Dessa forma, o objetivo dessa publicação é o de verificar essa divergência e apontar as direções do mercado e do último relatório FOCUS publicado (04/09).

IPCA pelos Preços de Mercado

O gráfico acima demonstra a expectativa de inflação a partir dos preços negociados no mercado de derivativos, levando a uma projeção de inflação acumulada para 2023 de 5,41% a.a, valor superior ao que foi apontado na última análise, onde o mercado estava precificando uma inflação acumulada para 2023 de 5,34% a.a.

Podemos afirmar que a precificação do mercado caminhou junto a precificação do FOCUS, que apontou um aumento na inflação acumulada para o ano de 2023, o que por sua vez está relacionada as últimas mudanças na taxa SELIC e demais fatores macroeconômicos.

Apesar de caminharem na mesma direção, ainda existe uma divergência entre a precificação do mercado e do relatório FOCUS, tendo em vista que o relatório utiliza as medianas das expectativas dos maiores agentes do mercado. Ainda, vale ressaltar que o mercado prevê mais rápido as possíveis variáveis macroeconômicas, estando assim mais sensíveis a notícias.

Fim de Ano

A nova projeção de inflação do relatório FOCUS apontou para um acumulado de 4,92%, enquanto o mercado está precificando a 5,41%. Mais uma vez ressaltamos a dificuldade de prever quem está certo, porém, se seguirmos a mesma mecânica da última publicação e fizermos uma média entre as duas projeções, podemos dar um palpite para a inflação de 5,16%.

Todos os conceitos apresentados são originados em nosso Sistema de Risco de Mercado com aplicação de um modelo interno de análises para detecção da expectativa de inflação medida pelo IPCA.

163 Visualizações 1 Hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *