Qual é a expectativa de inflação do mercado?

Discussão ago 1, 2023

No último dia 28/07, o Banco Central divulgou o relatório FOCUS, contendo estimativas para o IPCA. Segundo o relatório, 2023 encerraria com uma inflação de 4,84% no ano.

Este relatório é uma ótima leitura sobre as expectativas de mercado, mas ainda são apenas expectativas e que podem divergir dos preços apontados no mercado.

IPCA pelos Preços de Mercado

O gráfico acima representa a expectativa de inflação a partir dos preços negociados no mercado de derivativos. Com base nestes contratos, o mercado projeta uma inflação acumulada para 2023 de 5,34% a.a.

Um fator de diferença entre estas projeções (FOCUS x preços) está na forma como o relatório FOCUS é elaborado, utilizando a mediana das expectativas dos agentes de mercado. No entanto, os preços negociados no mercado também são, de certa forma, uma expectativa média sobre o futuro.

Outro fator de divergências está no fato dos preços de mercado serem mais sensíveis a quaisquer notícias, de modo que amplificam movimentos do dia a dia. Esta deve ser a principal causa das diferenças.

Fim de Ano

Mas o final do ano será de 4,84% ou 5,34%? Não é possível prever, mas um bom palpite para o momento seria a média entre estes dois números ou 5,09% no ano de 2023.

Todos os conceitos apresentados são originados em nosso Sistema de Risco de Mercado com aplicação de um modelo interno de análises para detecção da expectativa de inflação medida pelo IPCA.

229 Visualizações 1 Hoje
Um comentário sobre “Qual é a expectativa de inflação do mercado?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *