Reputação de Políticos – SP

Discussão jan 15, 2016

Força da Reputação Quem vai ganhar a eleição de SP?

Reputação é importante e o sistema político sabem bem disso. Mas ela depende do que? Como melhorá-la e quem vai ganhar?

Escolhemos a maior capital do Brasil, São Paulo, para analisar o processo.

Os dados são relativos aos últimos 6 meses até 15/jan/2016, sendo que em meados de novembro, foram incluídas novas mídias sociais. As médias móveis são de 3 semanas.

Primeiro vamos analisar a Força da reputação ou, em termos simplificados, o quão estável ela é.

Dois nomes de destacam em termos de estabilidade:

  • O atual prefeito Fernando Haddad, demostrando que a máquina pública realmente oferece visibilidade; e
  • O apresentador José Datena, demonstrando a força que a mídia realmente possui.

Não por coincidência, nomes comuns nas finais de disputas eleitorais são ou nomes conhecidos e cuja filiação é disputada pelos partidos ou nomes herdados da situação política. Demais candidatos devem, portanto, investir mais para recuperar este gap.

Mas falar muito não significa falar bem. O próximo gráfico apresenta a reputação propriamente dita, “boa” ou “ruim”.

Índice de Reputação

Pela análise do índice, percebe-se uma leve dispersão entre os candidatos, mas o prefeito atual continua na liderança, enquanto Bruno Covas com a pior reputação.

Lembrando que uma reputação forte é mais difícil de ser abalada, parece que o prefeito atual vai dar mais trabalho do que se imagina para ser deposto.

Até o momento, o quadro é:

  • 1 e 2 – Fernando Haddad e José Datena: fortes e bem classificados;
  • 3 a 6 – Marta Suplicy, João Dória, Paulo Skaf e Gabriel Chalita: empatados, nesta ordem;
  • 7 e 8 – Andrea Matarazzo e Celso Russomano: menor força, nesta ordem; e
  • 9 – Bruno Covas

Qual o seu candidato?

 

A Élin Duxus possui sistema de acompanhamento e cálculo de reputação em tempo real focado em instituições financeiras. Este sistema usa mídias impressas e redes sociais em conjunto com um algorítimos de inteligência artificial para avaliação das notícias. O objetivo aqui é incentivar o acompanhamento em tempo real da reputação destas instituições mostrando aplicações em outros setores, como o político.

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